A Trapiá Cia Teatral foi formada em 2014 e em 2017 passou a ser representada como pessoa jurídica pela Associação Cultural Trapiá. Com o pé fincado nas artes cênicas, a Trapiá Cia Teatral nasceu com a proposta de descobrir obras teatralizáveis e convidar um dramaturgo para fazer a transposição do texto literário ou científico para a linguagem cênica. Ou seja, todas as montagens serão inéditas.
A companhia é formada por artistas da área do teatro, música, dança, circo e artes visuais com longa bagagem artística em seus currículos, que decidiram se juntar para desenvolver novas pesquisas no campo da teatralidade, desde o processo formativo teórico até os processos de montagem de espetáculos, partindo, como já anteriormente citado, de textos adaptados e/ou inspirados em obras literárias e/ou científicas.
O processo colaborativo faz parte de todo o processo de construção dos espetáculos e dos projetos desenvolvidos pelo coletivo. Outra questão que determina as escolhas da Trapiá é sempre dialogar com o espaço em que atua, o sertão. Este espaço que é caro para todos os membros do grupo é um sertão que vai do mais profundo até o conectado com todos os outros espaços que compõem os lugares de memória de nosso planeta. Falar do seu lugar é falar do mundo.