Menino Pássaro

 

SINOPSE

MENINO PÁSSARO, livremente inspirado no cordel de Edcarlos Medeiros, é uma fábula sobre a amizade de um menino e um pássaro, e no aprendizado de ambos sobre o quanto o amor precisa de liberdade para crescer e sobreviver às inseguranças e ao medo da solidão. A encenação usa de lirismo e fantasia para narrar, de modo singelo e poético, essa inusitada amizade alada. Um espetáculo para emocionar crianças e adultos em uma história repleta de referências da cultura regional e universal com metáforas sobre as relações familiares e suas alegrias e desafios.

 

PROJETO DE MONTAGEM

O espetáculo MENINO PÁSSARO é mais um trabalho que traz o sertão como espaço de desenvolvimento da trama, marca da Trapiá Cia Teatral. Mas, a ideia é mostrar um sertão conectado como o resto do mundo e não um sertão isolado e parado no tempo. Isso se dá, sobretudo, com as músicas que vão pontuando o espetáculo, tanto cantadas ao vivo como também executadas eletronicamente. A música que sai do rádio e que tanto marca as vidas dos sertanejos é elemento que une o passado e o presente das personagens. Vale destacar que a seleção das músicas se deu tendo como critério que elas falassem sobre pássaros e que se relacionassem com as temáticas que são trabalhadas no espetáculo. Assim, foram escolhidas músicas em dez línguas diferentes que pretendem levar o público para várias sonoridades e sensações.

Como o espetáculo foi pensado para se apresentar em todos os espaços possíveis, a iluminação se fará conforme as condições locais, de qualquer forma em termos de encenação a luz geral ou natural conseguirão ser aproveitadas sem nenhuma perda para a construção da narrativa.

Um elemento novo nas montagens do coletivo é a utilização de bonecos que contracenarão com os atores. Teremos então um espetáculo híbrido. A manipulação dos bonecos será realizada pelos dois atores/personagens, já que se trata em grande medida numa relação meta-teatral entre personagens e atores/personagens.

O cenário foi concebido também para ser adaptado para espaços diversos, mantendo sempre a ideia de um terreiro em que as personagens vivenciam suas experiências na cena.

Mesmo sendo um espetáculo concebido para as crianças, MENINO PÀSSARO se relaciona com todas as idades, por trazer a tona temáticas e situações que não desaparecem na vida adulta.

 

FICHA TÉCNICA:

– Direção: Lourival Andrade
– Texto: Afonso Nilson
– Elenco: Alexandre Muniz e Emanuel Bonequeiro
– Cenário, figurino e iluminação: Custódio Jacinto
– Confecção de boneco: Custódio Jacinto
– Confecção de máscara: Bruno César
– Visagismo: Coletivo Trapiá
– Pesquisa de Trilha sonora: Lourival Andrade
– Execução de trilha sonora: Custódio Jacinto

 

TRAJETÓRIA

2022

12/03 – 17h – Auditório do CERES/UFRN – Caicó/RN (ESTREIA PRESENCIAL)
13/03 – 17h – Auditório do CERES/UFRN – Caicó/RN
15/03 – 09h – Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro – Equador/RN
15/03 – 15h – Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro – Equador/RN
23/03 – 09h – Instituto Municipal João Cândido Filho – Carnaúba dos Dantas/RN
23/03 – 14h – Instituto Municipal João Cândido Filho – Carnaúba dos Dantas/RN
24/03 – 09h – Ginásio de Esporte Ovídio Dantas – Parelhas/RN
24/03 – 15h – Ginásio de Esporte Ovídio Dantas – Parelhas/RN
07/04 – 08h – Ginásio de Esporte Bilezão – Acari/RN
07/04 – 14h – Ginásio de Esporte Bilezão – Acari/RN
08/04 – 09h – Ginásio Poliesportivo “O Medeirão” – Cruzeta/RN
08/04 – 19h – Ginásio Poliesportivo “O Medeirão” – Cruzeta/RN
26/04 – 09h – Ginásio da Escola Tristão de Barros – Currais Novos/RN
26/04 – 19h30 – Comunidade Negros do Riacho – Currais Novos/RN