Entre na Dança

 
A cidade de Caicó que se localiza no semiárido nordestino, região do Seridó Potiguar, é carente de projetos culturais e as crianças e adolescentes ficam impossibilitadas de conhecer o que a arte pode gerar em termos de desenvolvimento intelectual e como ela é determinante para se alcançar a cidadania plena.

A Escola Estadual Antônio Aladim, que possui um quadro de 680 alunos, entre crianças e adolescentes tem identificado, a partir da atuação do conselho escolar, um crescente número de alunos envolvidos em situações de risco e vulnerabilidade que comprometem a saúde, bem estar e desenvolvimento escolar. Portanto, a escola tem buscado apoio junto a órgãos competentes e instituições não governamentais com vistas a minimizar as consequências da vulnerabilidade desses jovens e de suas famílias.

Em 2019 o projeto “Entre na Dança” levou a dança para o Hospital Regional do Seridó, em apresentações de 5 modalidades de dança e  também para os intervalos das aulas na escola em questão. O objetivo era proporcionar a apreciação desta arte e mostrar as possibilidades que ela gera para a saúde e o bem estar. Durante o desenvolvimento do projeto, percebeu-se o crescente interesse dos alunos da escola, que até então, não conheciam algumas modalidades apresentadas, foi quando enxergou-se a oportunidade para desenvolvimento de um projeto que contemplasse um curso de dança que envolvesse o alunado.

Nesse contexto, a Associação Cultural Trapiá juntamente com o Studio de Dança Mônica Belotto se propuseram a ampliar o projeto “Entre na Dança” para os intervalos entre as aulas da escola.

Devido à situação atual referente à pandemia de COVID-19, o início das aulas está previsto de forma virtual, através de aulas na plataforma Google Meet ou Zoom, posteriormente, conforme a possibilidade, as aulas serão realizadas de forma presencial na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, que recentemente foi reformada e oferece espaço adequado para essa prática. Trabalharemos com uma turma de 30 alunos, número adequado para o bom desenvolvimento das aulas. Estas turmas serão formadas por adolescentes entre 14 e 18 anos de idade, de ambos os sexos, conforme interesse dos alunos, desde que estejam frequentando regularmente as aulas na escola. Será uma aula semanal de 2 horas cada uma delas.

Os 30 adolescentes selecionadas serão da comunidade de alunos da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, que são moradores, em sua maioria da Zona Norte, composta por bairros considerados de vulnerabilidade social na cidade de Caicó/RN.  Os adolescentes não pagarão nada por todo o curso e ainda receberão sapatos adequados para a prática da dança e um figurino para a realização do vídeo de culminância   do projeto.

Será apresentado em janeiro de 2022 o vídeo com estes adolescentes mostrando a evolução técnica e artística alcançada e com isso atrair novos patrocinadores para a manutenção do projeto que pretende ser permanente.

O projeto recebeu recursos em 2019 do Fundo da Criança e do Adolescente através de Edital lançado pelo Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes de Caicó – CMDCA (Edital FIA N.º 03/2019 – CMDCA Caicó).