Ocasos Familiares

 
 
O projeto prevê a montagem e estreia do espetáculo OCASOS FAMILIARES com o Jurema Coletivo de Dança, um dos núcleos da Associação Cultural Trapiá em Caicó/RN. Pretende-se juntar artistas de dança, teatro e circo numa montagem que se inspira nas propostas e processos do Teatro Coreográfico do austríaco Johann Kresnik. A concepção e coreografias serão do multiartista Mauricio Motta, coreógrafo, professor, cenógrafo, ator e diretor, com larga experiência e pesquisa na área da dança, dança-teatro e teatro coreográfico, inclusive com diversos trabalhos na Alemanha, local de nascimento do Teatro Coreográfico que se proliferou e deu excelentes frutos. Maurício Motta também estará em cena como bailarino. O segundo personagem masculino no espetáculo será interpretado pelo Capitão Jack, nome artístico do também multiartista, Leidson Macedo Felix, que em sua experiência atua como ator, diretor, mágico, iluminador e poeta cordelista. Sua experiência cênica agregará potência criativa ao espetáculo. A personagem principal, a mulher, será interpretada pela bailarina, atriz, coreógrafa, professora e figurinista, Monica Belotto. Com mais de 30 anos de vivência na área da dança e diversos prêmios em sua carreira, desempenhará um papel que necessita de experiência para viver essa personagem que representará muitas mulheres e seus desafios diante de um mundo machista e opressor.

OCASOS FAMILIARES é uma cena cotidiana que se repete. Um café da manhã, com uma máquina de café, pão com ovo. Um colocar e tirar. Um servir e um desservir. Uma mulher fazendo o café da manhã para dois homens que entram e comem. Todos os gestos, hábitos, momentos e movimentos se repetem, narrando a mesma, sempre diferente, história. Todo dia. Como escreve Chico Buarque em “Cotidiano”, “todo dia ela faz tudo sempre igual…”

Montar este espetáculo é um desafio que se transforma em luta e resiliência, como tem sido a vida de muitas mulheres ao longo dos séculos. A dança, como bem apontou Kresnik é lugar de reflexão e denúncia, não apenas de virtuosismo técnico e estético. A dança pode ser um farol e um soco no estômago. Esse é um dos objetivos fundamentais do trabalho, sem filtros, adentrar o universo repetitivo e opressor que são submetidas as mulheres ainda na atualidade.

O segredo está nos pequenos detalhes

 

FICHA TÉCNICA:

– Direção e coreografia: Maurício Motta
– Bailarinxs: Monica Belotto, Mauricio Motta e Capitão Jack
– Trilha Sonora: Aglailson França
– Cenário e cenotécnica: Custódio Jacinto
– Figurino: Monica Belotto
– Iluminação: Adriano Nunes
– Execução de Trilha Sonora: Emanuel Bonequeiro
– Execução de iluminação: Custódio Jacinto