A Associação

 

Quem Somos:

 
A Associação Cultural Trapiá, oficialmente criada em 2017, já atua desde 2014 no cenário cultural do Rio Grande Norte através das ações da Trapiá Cia Teatral. A partir de 2017 suas atividades se ampliaram para além das montagens teatrais.

A Associação acredita que a atuação dos artistas que compõem sua estrutura pode contribuir para a melhoria da vida de todas pessoas, sobretudo crianças e adolescentes através de ações que qualifiquem a educação tendo a arte como ferramenta, tanto que seus projetos foram reconhecidos e foram registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caicó/RN.

Uma das características da Associação é falar do lugar em que ela se encontra, o sertão, por acreditar que ao falar do seu lugar está falando do mundo e se relacionando universalmente com todos os povos. O coletivo formado a partir desta ideia se propôs a defender, preservar e conservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável tendo a arte como instrumento para chegar a todos os lugares e todas as pessoas. Acreditamos que a promoção da cultura e a defesa de todo o patrimônio material e imaterial é papel decisivo para o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade.

Envolver-se em projetos que tenham a educação, a arte e o meio ambiente como focos é uma premissa perseguida por todos os agentes que formam a Associação Cultural Trapiá. A expertise de cada membro do coletivo, nos campos artístico (teatro, dança, música, artes visuais, cordel, artesanato), acadêmico (História, Pedagogia, Geografia, Letras, Direito, Enfermagem, Dança) e socioambiental, nos dá a segurança de continuar trilhando um caminho que busque resultados concretos na harmonização do homem com a natureza, bem como a promoção de uma educação de qualidade, contribuindo para a inclusão de todos no tão desejado desenvolvimento sustentável e responsável.

Atualmente a Associação é composta por 04 núcleos de produção de conteúdo e formação:

– Trapiá Cia Teatral – já montou 06 espetáculos e 01 intervenção teatral
– Trapiá Filmes – já produziu 05 filmes
– Jurema Coletivo de Dança – já montou 02 espetáculos e 02 performances
– Oficinas – possui 19 oficinas em diversas linguagens

As ações da Associação e seus núcleos já foram realizadas em 85 cidades de 18 estados brasileiros e Distrito Federal e no exterior (Cracóvia/Polônia).

São 264 ações (apresentações e exibições de seus conteúdos) com um público aproximado de 25 mil pessoas.

Oferecemos 07 oficinas permanentes em nossa sede artística e 12 temporárias que podem ocorrer também na sede ou em outros espaços.

São 43 prêmios e indicações em festivais de teatro e cinema brasileiros e internacionais.

Fomos vencedores em importantes editais nacionais e regionais: Edital Transformando Energia em Cultura – COSERN/NEOENERGIA (2021, 2022 e 2023), Edital SESC RN de Fomento ao Audiovisual (2021), Editais de Penas Pecuniárias da Comarca de Currais Novos (2021 e 2022), Edital FUNARTE-Descentrarte (2019), Edital FUNARTE RETOMADA – DANÇA, (2023), EDITAL DO PROGRAMA NACIONAL DO PATRIMÔNIO IMATERIAL (2023) entre outros.

Além das montagens de espetáculos e filmes, a Associação também desenvolve diversos outros projetos de caráter sociocultural, entre eles: Trapiá Semente: Semear, Regar. Florescer; Seridó Criativo; Entre na Dança; Conexão Cordel; Seridó Visual, O Nascimento de Jesus nas Quebradas do Sertão (auto de Natal com alunos das oficinas).

Em 2023 a Associação Cultural Trapiá deu mais um passo importante na realização de um sonho: possuir uma sede artística e desenvolver ações para a comunidade. A sede artística está localizada na Rua Cícero Antônio da Silva, 357, Bairro Soledade, Caicó/RN.