Auto Popular do Poço de Sant’Ana do Caicó

 
 

SINOPSE:

O projeto prevê a montagem do espetáculo de rua AUTO POPULAR DO POÇO DE SANT’ANA DO CAICÓ de Alessandro Augusto de Azevêdo para ser apresentado em bairros de Caicó durante a Festa de Sant’ana. O espetáculo traz uma novidade para a cena caicoense, a utilização de atores contracenando e manipulando bonecos híbridos.

 

PROJETO DE MONTAGEM:

O espetáculo terá como foco a rua, a praça, o espaço público para que todos tenham acesso a sua representação, além de buscar a descentralização das ações durante a Festa de Sant’ana, Patrimônio Imaterial do Brasil.

O espetáculo será apresentado por cinco artistas da Trapiá Cia Teatral que ficarão responsáveis pela manipulação e interpretação de quatro bonecos híbridos (Feiticeiro Tarairiú, Senhor de Terras, Governador da Capitania e Taúba), apenas Sant’Ana será interpretado por uma atriz sem a utilização de boneco.

Os bonecos híbridos em tamanho natural serão construídos pelo Mestre Francinaldo Moura, de Currais Novos, que vem pesquisando este tipo de boneco nos últimos anos, além de possuir uma enorme experiência com o teatro de animação, sendo um dos fundadores do Grupo Caçuá de Mamulengos.

A trilha sonora será contraída pelo Coletivo Trapiá a partir das indicações do texto e da pesquisa desenvolvida pela Trapiá desde 2015 sobre as paisagens sonoras estudadas por R. Murray Schafer.

O cenário será concebido por Custódio Jacinto, tendo o sertão como inspiração e utilizando os espaços das apresentações para construir uma cenografia que dialogue com os lugares, sem perder a sua essência.

Os figurinos dos bonecos híbridos e de Sant’Ana serão concebidos e realizados por Camila Muniz, estudante de Vestuário do IFRN-Caicó, que vem desenvolvendo pesquisa através dos espetáculo das Trapiá Cia Teatral (“As Pelejas de Baltazar”, “1877” e “O Marujo do Queijo”).

A intenção é tomar o espaço público e levar um espetáculo que fale do mito fundador de Caicó, mas traga pautas contemporâneas na encenação, como: tolerância religiosa, meio ambiente e empatia.

 

FICHA TÉCNICA:

– Direção: Lourival Andrade
– Texto: Alessandro Augusto de Azevêdo
– Elenco: Monica Belotto, Alexandre Muniz, Pedro Andrade, Maria Alice e Emanuel Bonequeiro
– Cenário e cenotécnica: Custódio Jacinto
– Figurino: Camila Muniz
– Trilha Sonora e paisagens sonoras: Coletivo Trapiá
– Visagismo: Coletivo Trapiá
– Confecção dos bonecos híbridos: Francinaldo Moura