Trapiá Semente: Semear, Regar, Florescer, Cultivar – 2025


 

Serão realizadas quatro ações articuladas e estratégicas junto a 60 jovens de 10 cidades do Sertão do Seridó. Montagem e estreia de 05 espetáculos e a organização de uma publicação investigada e redigida por Dodora Medeiros sobre o projeto, num processo de 6 meses. Por uma estratégia logística o projeto será realizado no Sertão do Seridó. As 05 cidades que receberam o projeto em 2024 serão atendidas com um outro espetáculo e uma imersão.

O projeto acontece da seguinte forma:

Primeiro uma visita técnica nas novas cidades para consolidar a parceria com o COMDICA e Gestão Municipal, estabelecer as funções de cada parceiro, entrevistar os ensaidores, conhecer e escolher o local de realização de cada uma das atividades e iniciar o processo de seleção dos jovens que irão participar da montagem. Serão priorizadas jovens do gênero feminino, como um combate a desigualdade de gênero em virtude dos principais problemas de comprometimento prematuro com funções domésticas e gravidez na adolescência.

Semear: 10 apresentações do espetáculo MENINO PÁSSARO (2/cidade). O espetáculo é uma fábula sobre a amizade, amor, liberdade, sonhos e sobrevivência. Uma vivência de sensibilização para tocar emoções e criar novas perspectivas quanto a potência do teatro. Para os beneficiários a apresentação será uma referência quanto ao teatro da Trapiá Cia Teatral. Após a apresentação será realizada um encontro entre equipe e os jovens para promover discussões sobre a montagem de Menino Pássaro. Também na fase SEMEAR teremos uma Imersão com os arte educadores. Eles assistirão o espetáculo CONDENADXS para Trapiá Cia Teatral e serão discutidos todos os elementos de cena (dramaturgia, direção produção, figurino, cenário, trilha sonora, iluminação e corpo).

Regar: Montagem de 5 espetáculos com o protagonismo de adolescentes (14 a 17 anos), que vivem em comunidade em vulnerabilidade social. Nesse processo, os adolescentes poderão compreender seu papel de agentes ativos na sociedade. No processo os familiares também serão envolvidos. O processo tem início com uma reunião inaugural com todos os membros da equipe do projeto. A montagem segue com 02 encontros semanais com duração de 2 horas/cada, entre o ensaiador da cidade. Cada grupo terá um/a diretor/a, todos membros da Trapiá Cia Teatral (Alexandre Muniz, Monica Belotto, Morgana Oliveira, Capitão Jack e Emanoel Bonequeiro) que acompanharão e orientarão o andamento da montagem, junto a equipe de montagem, sobretudo o ensaiador/a. Já no início do processo haverá uma oficina de dramaturgia com Capitão Jack. No terceiro mês acontece a oficina de construção de trilha sonora, ministrada por Emanuel Bonequeiro e Aglailson França, para ampliar as referências das possibilidades teatrais e sonoras. Também os jovens terão uma oficina de direção de arte com Custódio Jacinto. A montagem segue com os encontros regulares, com toda equipe, e o trabalho de 3 horas semanais com os ensaios de cenas e o uso das ferramentas de expressividade cênica: escrita do texto, criação das personagens e reconhecimento do espaço cênico. No 3º mês a imaginação ganha contornos de realidade com a criação de cenários, figurinos e trilha sonora. Durante o processo o diretor da Trapiá Cia Teatral assumirá a função de Dramaturg, acompanhando as montagens e propondo ajustes, quando for o caso. No 4º mês o espetáculo nasce, o trabalho das 3 horas semanais, é dedicado aos ensaios finais e ensaio geral, priorizando local com idosos nas cidades.

Florescer: Estreia dos 05 espetáculos. Produção geral para a apresentação dos espetáculos com toda equipe envolvida. A apresentação acontece presencialmente. O projeto prevê potencializar a economia local contratando fornecedores locais. Existe a meta de que essa montagem seja capaz de unir o grupo para o nascimento de um grupo de teatro na cidade.
Cultivar: as 5 cidades que receberam o projeto no ano de 2024, não ficarão de fora deste ano de 2025. Receberão o espetáculo AS PELEJAS DE BALTAZAR, além de uma imersão para a discussão do espetáculo “1877” da Trapiá Cia Teatral. Também estarão nesta ação os grupos formados em 2025.

Municípios que receberão o projeto:

Fases SEMEAR, REGAR E FLORESCER: Cero Corá, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jucurutu e São Vicente.

Fase CULTIVAR: Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Jardim do Seridó e São João do Sabugi.

Este projeto será patrocinado pelo Instituto NEOENERGIA/ COSERN, através do Edital 2024 Transformando Energia em Cultura – Rio Grande do Norte.

 

ATIVIDADES

2025
21/03 – 08h – Espetáculo “Condenadxs” – Auditório do CDS – Caicó/RN
21/03 – 10h – Discussão sobre Direção e Dramaturgia com Lourival Andrade (Auditódio do CDS – Caicó/RN)
21/03 – 11h – Discussão sobre Cenografia e figurino com Custódio Jacinto (Auditódio do CDS – Caicó/RN)
21/03 – 11h30 – Discussão sobre Iluminação com Jack (Auditódio do CDS – Caicó/RN)
21/03 – 13h30 – Visita Técnica ao Teatro do Centro Cultural Adjuto Dias com Alexandre Muniz – Caicó/RN
21/03 – 14h30 – Discussão sobre Atuação com Pedro Andrade e Maria Alice no Centro Cultural Adjuto Dias – Caicó/RN
21/03 – 15h – Discussão sobre A Música na Cena com Emanuel Bonequeiro no Centro Cultural Adjuto Dias– Caicó/RN
21/03 – 15h20 – Discussão sobre O corpo na Cena com Monica Belotto no Centro Cultural Adjuto Dias– Caicó/RN
21/03 – 15h40 – Discussão sobre Produção com Tatiane Fernandes no Centro Cultural Adjuto Dias – Caicó/RN
30/03 – 20h – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Espaço de Eventos Manoel Leandro – São João do Sabugi/RN
31/03 – 09h30 – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Clube Municipal – São João do Sabugi/RN
03/04 – 09h – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Escola Florência Maria da Conceição – Comunidade Baixa São Mateus – Tenente Laurentino Cruz/RN
03/04 – 18h30 – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Praça da Matriz – Tenente Laurentino Cruz/RN
08/04 – 09h – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Casa de Cultura Popular Elino Julião – Timbaúba dos Batistas/RN
08/04 – 19h – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Praça Chilon Batista – Timbaúba dos Batistas/RN
09/04 – 10h – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Escola Municipal Manoel Mariz (Fazenda Soledão) – Serra Negra do Norte/RN
09/04 – 16h – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Praça Dinarte Mariz (Praça do Coreto) – Serra negra do Norte/RN
10/04 – 09h – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Unidade Escolar Antônio Galdino de Azevedo – Jardim do Seridó/RN
10/04 – 19h – Espetáculo “As Pelejas de Baltazar” – Solar Padre Justino – Jardim do Seridó/RN
22/04 – 09h – Espetáculo “Menino Pássaro” – IERN (quadra de esportes) – Jardim de Piranhas/RN
22/04 – 14h – Espetáculo “Menino Pássaro” – IERN (quadra de esportes) – Jardim de Piranhas/RN
22/04 – 18h30 – Oficina da Equipe Trapiá com os adolescentes inscritos no projeto – IERN – Jardim de Piranhas/RN
23/04 – 09h – Espetáculo “Menino Pássaro” – Teatro Municipal Pe. João Medeiros Filho – Jucurutu/RN
23/04 – 14h – Espetáculo “Menino Pássaro” – Teatro Municipal Pe. João Medeiros Filho – Jucurutu/RN
23/04 – 17h – Oficina da Equipe Trapiá com os adolescentes inscritos no projeto – Teatro Municipal Pe. João Medeiros Filho – Jucurutu/RN
24/04 – 09h – Espetáculo “Menino Pássaro” – Ginásio “O Metodão” – São Vicente/RN
24/04 – 14h – Espetáculo “Menino Pássaro” – Ginásio “O Metodão” – São Vicente/RN
24/04 – 17h – Oficina da Equipe Trapiá com os adolescentes inscritos no projeto – Museu Histórico de São Vicente/RN
25/04 – 09h – Espetáculo “Menino Pássaro” – Ginásio Poliesportivo José Julião Neto – Cerro Corá/RN
25/05 – 14h – Espetáculo “Menino Pássaro” – Ginásio Poliesportivo José Julião Neto – Cerro Corá/RN
25/04 – 17h – Oficina da Equipe Trapiá com os adolescentes inscritos no projeto – Escola estadual Querubina Silveira – Cerro Corá/RN